Vocês um dia saberão o que é ser “velho”

Idosos! Velhos!
Chama-lhes o que quiseres. Para mim são pessoas! Humanos!
Humanos com mais existência que eu! Humanos que sabem mais de vida do que eu, e provavelmente mais que tu! “Eles” sabem o que é o verdadeiro amor! Sabem o que custa a vida! Sabem o que foi o antigamente! “Eles” sabem tudo! Sabem expressões que tu já mais ouviste dizer! Eles também são uma vida neste mundo! “Eles” são a ajuda dos seus filhos! São os “pais” dos netos! “Eles” são o antigo do nosso mundo! Foram eles que contruíram tudo isto que tens ao teu redor! Tu estas a concordar comigo neste momento talvez, e estas achar muito lindo este texto, mas para mim isto não é lindo! Não!
Saber que existem famílias que os abandonam! Saber que há pessoas que os assaltam! Saber que há pessoas que os maltratam! Saber que há pessoas que os matam! Saber que há pessoas que não lhes respeitam! Eu não fico feliz com este texto! Mundo, o que é isto? Digam-me! O que é isto? Um puto bater numa avó(ô)? O quê? Como? Filhos a baterem nos seus pais? Porquê? Não dá para perceber mesmo! Acreditem que não consigo perceber!
Querem saber o que eles apenas querem? A maioria desses “velhos”, apenas querem um descanso, eles apenas querem uma conversa, apenas querem um olhar, um sorriso. Uma visita dos seus filhos. Eles apenas querem isso…. Acham mesmo que eles querem dinheiro? Acham mesmo que eles querem fortuna? Não! Esqueçam isso! Eles sabem que a vida deles está a acabar, logo, apenas querem aproveitar os poucos momentos que ainda têm aqui na terra!
Um dia nós iremos ser como eles! Tu queres ser maltratado? Queres ser assaltado? Espancado? Morto? Torturado? Abandonado? É isso que queres?
Pois bem…. Então pensa e reflete no que fazes aos teus avós, e no que lhe dizes! Infelizmente só tenho um avô e uma avó da parte do meu pai… E sinto uma enorme tristeza de quando vejo aquelas noticias de maltratos a idosos!
Enfim…Vocês um dia saberão o que é ser “velho”!

Tiago Fernandes

também poderás gostar...